Rio Preto é pré-certificada no programa Município Verde Azul

Compartilhe:

WhatsApp Image 2019-07-11 at 14.58.23

O prefeito Edinho Araújo recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 11, em Bauru, o pré-certificado do programa Verde Azul, com 87,65 pontos, acima da nota recebida no ano passado nesta mesma etapa, 73,09 e bem acima da nota mínima que é de 40 pontos.

Foram selecionados os municípios paulistas que se destacaram em suas políticas públicas de gestão ambiental em 2019.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. O Programa estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

Tal Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.

A primeira pré-certificação aconteceu hoje e foram analisados os relatórios enviados em abril.

 

Compartilhe: