Barretos tem 369 dentistas e APCD sonha com projeto de atendimento nos hospitais

dr. lucio

Foto – O presidente da APCD, o cirurgião dentista, Lúcio Antônio Pereira

 

O presidente da APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas), Lúcio Antônio Pereira, afirmou que atualmente a cidade de Barretos tem 369 dentistas em atividade, que de acordo com dados preconizados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), dá uma média de 1 dentista para cada 305 habitantes em Barretos, se dividido pela população de 120 mil habitantes. “O índice da cidade é muito superior ao preconizado pelo OMS que é de 1 dentista para 1000 habitantes.  Temos muitos profissionais para poucos habitantes, temos cirurgião dentista sobrando”, afirmou Lúcio Pereira.

Projeto Preventivo

O presidente da APCD, Lúcio Antônio Pereira, afirmou que a sua diretoria tem a intenção de apresentar ao prefeito e aos vereadores um projeto de lei que cria em Barretos, o Programa Odontologia Hospitalar, visando à prevenção dos pacientes que estão internados nos quartos e UTI´s de hospitais públicos e particulares. “Esse projeto já foi instalado em Santos e pretendemos trazer para Barretos, onde o profissional seria contratado pela Prefeitura para prestar este atendimento nos hospitais, visando diminuir o tempo de internação e qualidade de vida do paciente”, afirmou Dr. Lúcio.

Segundo ele, neste atendimento será feito através de tratamento preventivo. “Não vai extrair dentes, não vai fazer restauração. Não vai extrair dente e fazer restauração, é cuidar preventivamente, para que não se instale doenças e as doenças da boca não se passe para o organismo”, explicou.