Carreta do Hospital de Câncer realiza exames na ESF Nova Barretos

carreta-hc-ptc

A carreta do Hospital do Câncer de Barretos iniciou ontem, dia 10,  os exames de prevenção na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Nova Barretos, localizado na Alameda Líbano, 1.050. Serão disponibilizados cinco tipos de serviços à comunidade: avaliação de câncer de pele, agendamento de mamografia, coleta de Papanicolau, exame de fezes e de boca.

O exame de Papanicolau será para mulheres de 25 aos 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. O exame de fezes para prevenção do câncer de intestino é destinado a homens  de 50 aos 65 anos. Já o exame de Boca será destinado a cidadãos a partir dos 40, que fumam e/ou consomem bebidas alcoólicas ou que tenham abandonado esse hábito em até 10 anos.

Os pacientes que passarem pela Carreta e tiverem alguma suspeita de câncer de pele, poderão ser avaliados através de um aplicativo que fotografa a lesão e encaminha diretamente a uma equipe médica, que examina o caso. Os pacientes que apresentarem resultado positivo para câncer serão encaminhados para acompanhamento no Hospital. “Para nossa população é uma excelente oportunidade para a prevenção contra o câncer, doença que não escolhe idade, raça ou gênero, e que sendo detectado o mais cedo possível torna o tratamento seja eficaz”, afirmou a coordenadora das ESF´s de Barretos, Danúbia Longo.