Profissionais da Educação participam de palestra ministrada pelo vice-prefeito

palestra vice prefeito

Dezenas de profissionais da Educação de Barretos participaram na terça-feira, dia 10, palestra ministrada pelo médico e vice-prefeito Vagner Chiapetti, no Auditório “Professor João Cornélio Perini”, no Complexo Amador Alves de Queiroz, no Bairro Derby Clube.

O tema proposto foi prevenção e cuidados em caso de acidentes com escorpiões, bem como o comportamento que se deve ter em caso de encontrar o inseto ou até mesmo ser picado.

De acordo com o palestrante, o combate à infestação é bastante difícil, porque os escorpiões são extremamente resistentes aos venenos. Além disso, esses insetos são assexuados, lançando 20 filhotes no ambiente, e conseguem ficar entocados por até um ano. “A orientação é que as pessoas tomem cuidado simples, combatendo as baratas, que são o principal alimento dos escorpiões; não deixar acumular lixo e entulho de obra nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências e escolas; despejar água sanitária semanalmente nos ralos; antes de se vestir, bata os sapatos, luvas, bolsas, sacudindo as roupas para ver se não existem escorpiões dentro; tapar ralos e pias não utilizados”, aconselhou.

No caso de um acidente, o médico explicou como proceder de imediato, buscando rapidamente o tratamento adequado. “Após limpar o local com água e sabão, procure com urgência uma orientação médica mais próxima do local da ocorrência e, se possível, capture o animal e leve-o ao serviço de saúde, pois a identificação do escorpião causador do acidente pode auxiliar no tratamento”, explicou.

Chiapetti revelou ainda que não se deve fazer nenhum torniquete ou fechar o local da picada, nem aplicar nenhum tipo de substância no local, pois isso pode favorecer a ocorrência de infecções, agravando o quadro. A próxima palestra sobre o tema, para os profissionais do contraturno, está programada para o dia 27 de outubro/17, no mesmo local.