Saae anuncia antecipação do funcionamento do novo Poço Profundo

coletiva saaecoletiva silvio 1

 

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda, dia 13, o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos – SAAE, Silvio Brito disse que o fornecimento de água em Barretos está trabalhando em sistema emergencial, em decorrência do problema em uma peça da bomba do Poço Profundo da Via das Comitivas, e anunciou que nos próximos dias entrará em funcionamento o novo Poço Profundo, instalado na Rodovia Assis Chateaubriand, que ainda não foi inaugurado e aguarda a ligação de rede elétrica por conta da CPFL. A concessionária de energia prometeu providenciar a ligação para o final da tarde desta terça-feira, dia 14, o que permitiria que o Poço Profundo passasse a fornecer água para a rede da cidade na manhã do dia 15, resolvendo a maior parte do problema de falta de água na cidade.

O diretor técnico do SAAE, Leone Wilnan Filho, explicou que o problema ocorrido no Poção das Comitivas, no dia 5 deste mês, foi mais grave que o esperado. “Um defeito no sistema de canalização do poço não permitiu que colocássemos a bomba reserva que tínhamos a disposição em funcionamento e estamos aguardando a chegada de uma nova bomba reserva, menor, que se adeque às condições em que se encontra o Poção, até que o equipamento do local seja definitivamente reparado. Por ser todo integrado, nosso sistema permite o deslocamento de fornecimento de outros reservatórios para áreas da cidade cobertas pelo  Poção, e estamos trabalhando nesse sistema alternativo de maneira emergencial”. Leone prosseguiu a explicação dizendo que a área que mais tem sofrido com falta de água nesse sistema é a região dos bairros San Diego, Jardim Planalto e Jardim Anastácio, informando que “ali tivemos que colocar caminhões pipa durante todo o dia e parte da noite, pois o consumo na cidade aumento muito em decorrência do calor e não estamos conseguindo pressão na rede para que a água chegue naquela região mais alta”, disse.

O superintendente do SAAE ressaltou ainda que no último final de semana a situação foi agravada por dois problemas pontuais, “tivemos uma pane elétrica por algumas horas no Poço Profundo do Zequinha Amêndola e problemas com um dos reservatórios instalados na Unifeb, o que ocasionou falta de água em muitos bairros que não haviam sido afetados durante a semana com a quebra da bomba do Poção das Comitivas. Esses dois problemas já foram solucionados e a situação já está se normalizando nesses bairros”, afirmou.

Segundo dados fornecidos pelo SAAE, o consumo de água na cidade tem crescido muito nos últimos meses. Em fevereiro foi registrado aumento de 29,5% em relação a fevereiro do ano passado e de 45% em relação a janeiro deste ano. “Estamos em época de calor intenso e o consumo naturalmente aumenta nestes meses, mas sentimos também que neste ano a população vem deixando de lado as ações de economia de água que vinha adotando, o alto consumo faz com que os reservatórios trabalhem numa velocidade muito maior para conseguir armazenar água”, falou o superintendente do SAAE.

Silvio Brito destacou ainda que nos últimos anos foram realizados muitos investimentos na rede de água e esgoto da cidade. “Além da construção do novo Poço Profundo, foram mais de 17 quilômetros de adutoras em 2 anos, expansão de 178.520,00 quilômetros de redes de água em 4 anos, modernização completa do sistema operacional da área comercial, substituição de  4 mil hidrômetros, entre outros investimentos. Barretos é hoje o terceiro município do estado em investimentos do Fehidro, Fundo Estadual de Recursos Hídricos”, finalizou.

A coletiva de imprensa foi acompanhada de perto pelos vereadores Raphael Oliveira, Elson Santos, Almir Neves, Rose Araújo e Aparecido Cipriano.